O que é Design Aberto e como ele pode tornar o mundo melhor?

O design aberto surgiu como uma alternativa ao modo tradicional de fazer e pensar no design. Não apenas na concepção, criação e produção, mas também na forma em que essa alternativa se comporta e influencia o mercado e a sociedade.

design-aberto-para-todos

Mas você sabe de onde surgiu esse conceito?

É provável que você já tenha ouvido falar em "open source". O conceito, que em português significa "código aberto", chegou com força a partir do crescimento da internet.

Esse modelo facilita que qualquer um possa redistribuir, consultar, examinar ou modificar um produto. Embora o termo tenha nascido e seja usado principalmente em programas de computador e aplicativos (os chamados "softwares livres"), não demorou muito tempo para que a filosofia ganhasse adaptações em outros segmentos. Para o design, essa ideia veio como open design, ou design aberto em português.

No design aberto, a noção tradicional de propriedade intelectual sobre um projeto é deixada de lado.

Nós da Mono acreditamos que o design aberto é uma forma colaborativa de produzir onde todas as partes se complementam, designers, produtores e usuários. Uma das principais características de projeto com design aberto é troca de conhecimentos e contribuição de todos os envolvidos e a presença desse espírito colaborativo. Acreditamos que essa é uma das grandes novidades do design contemporâneo, e é uma tendência que ganhará cada vez mais espaço e relevância.

open-design-monodesign

E o que é possível esperar de um futuro em que o design é aberto?

O open design pode tornar o mundo um lugar melhor. Nós acreditamos no design aberto e acreditamos nesse futuro, e por isso a Mono nasceu.

A filosofia do open design permite descentralizar a produção e revolucionar a cadeia produtiva. É desse modo que conseguimos empoderar outros makers ou usuários que queiram produzir os móveis por conta própria.

O empoderamento instiga a explorar os projetos, fazer pequenas alterações para adequar mais ao próprio gosto ou ainda tornar a peça única. Além disso, uma pessoa em qualquer lugar do mundo pode fazer o download do projeto para colocar um monomóvel dentro do seu ambiente.

E não é só quem está envolvido com a cadeia produtiva ou comprando os móveis que se beneficiam disso: o meio ambiente também ganha. Primeiro, porque os monomóveis são desenhados pensando em otimizar ao máximo a chapa de madeira no corte. Segundo, porque com uma produção sob demanda, há bem menos desperdício, e como os projetos podem ser baixados em qualquer lugar, por qualquer pessoa, o intuito é que a fabricação seja feita o mais perto possível do destino final, assim o impacto, o tempo e custos com a logística são reduzidos.

Isso tudo é só o começo. Um grande começo. Se você é da área de arquitetura, de decoração, é um entusiasta, ou está apenas procurando móveis para o seu ambiente, acesse nosso site e conheça os monomóveis. Se você mora nas regiões que entregamos, pode comprar no site que produziremos com o maker mais perto de você.

Ou se preferir, você também pode baixar o projeto do móvel de graça, desde que para uso pessoal e não comercial, e cortar com um maker de confiança ou tentar você mesmo botar a mão na massa!

Comece a explorar o nosso site e se inspire, ou aproveite para compartilhar o design aberto com o mundo!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados