Design Aberto

Por um mundo mais open source!

Criamos a Mono Design porque, acima de tudo, acreditamos em Design aberto.


Design aberto?

Sim! Design aberto é uma tendência que funciona como uma espécie de “aliança” entre designers, produtores e usuários. No Design aberto, não há uma noção de propriedade intelectual sobre um projeto, por exemplo, mas sim um projeto que surge da troca de conhecimentos e contribuição de todos os envolvidos.

Acreditamos que o design aberto é o futuro. Porque em termos práticos, isso significa que divulgamos aqui em nosso site os arquivos de corte de todos os nossos produtos! Dessa forma, incentivamos e empoderamos pessoas de todo o mundo que gostam de colocar a mão na massa a mergulhar no universo da fabricação digital e produzir o que criamos aqui.

monodesign cadeira valovi e mesa quadra

De graça? É isso mesmo? Por quê?

A cadeia produtiva só tem a ganhar desse modo. Ao fazermos a descentralização da produção, empoderamos outros makers e usuários que queiram usufruir daquele móvel mas que seriam impossibilitados se a proposta funcionasse de outra forma. Assim, todos ficam livres para mobiliar a própria casa com a Mono Design!

Se você quer ter um dos nossos móveis, pode fazer o download do projeto para uso pessoal aqui no nosso site, cortar a chapa utilizando uma máquina CNC Router e aí você só precisa montar e dar acabamento.


Mas isso é mesmo legal?

Quando criamos o design de um móvel, atribuímos a ele uma licença Creative Commons-Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0, o que significa que você pode baixar livremente todos os arquivos de nossos produtos para se aventurar a produzir o seu, desde que seja para uso próprio e não para uso comercial. Sendo assim, não é permitido a partir do download dos arquivos no site comercializar um produto Mono Design ou utilizá-los em um espaço comercial. Mas se você quer utilizá-los em sua própria casa, fique à vontade!

Caso você nunca tenha ouvido falar, as licenças Creative Commons são expedidas por uma organização sem fins lucrativos com o mesmo nome (Creative Commons), que é focada em oferecer soluções que permitem o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos. As licenças CC fornecem uma maneira simples e padronizada para dar ao público permissão para compartilhar e utilizar um trabalho criativo – sob condições do autor do trabalho criativo, no caso, nós. As licenças CC nos possibilitam alterar nossos direitos autorais de “todos os direitos reservados” para “alguns direitos reservados”.

Assim, recorremos a esse tipo de licença por elas desempenharem uma função complementar aos direitos autorais e nos permitir modificar nossos termos de direitos autorais.

Se você tiver qualquer dúvida a respeito desses procedimentos, estamos aqui para te responder. Fique à vontade para nos enviar suas dúvidas. E poste suas produções no Instagram com as hashtags #monomoveis e #monodesign  para vermos como ficou!